Com mais de três séculos de história, este património tem um trajeto e tradição muito próprias, cujas raízes estão na vitivinicultura. Reflecte ciclos de mudança e de adaptação constante aos novos desafios, ciente de que não há futuro sem que se conheça e assuma o passado.

Casa dos Lagares

Esta casa com armazém e lagares de vinho, foi construída em 1923 com a finalidade de ser casa de habitação. Foi restaurada nos anos noventa com o objetivo de revitalizar a produção de vinho. Neste processo, foram reutilizados os lagares de vinho e desenvolvido um robô de pisa mecânico, patenteado e pioneiro na Região do Douro e em Portugal. Esta propriedade familiar, mantém métodos de vinificação tradicionais, garantindo competitividade ao mesmo tempo que preserva características únicas.

Em 2003, na Casa dos Lagares foi fundado um espaço museológico, que reúne um espólio de instrumentos, utensílios e documentos que ilustram um percurso de várias gerações de uma família do Douro. Na sua gene esteve sempre presente a proteção, a manutenção e a utilização de cenários autênticos ilustrativos duma vivência, e que pretendem ser agora espaços de cultura e lazer.

Casa da Quinta

Casa Vilela

Casa de habitação com armazém de vinho, casa da lenha e quintal, situada no centro de Cheires.

O crescimento da viticultura no séc. XVIII e as demarcações da região fizeram afluir a Cheires investidores, edificando-se algumas casas grandes para residência sazonal ou permanente.

Foi o caso desta casa construída em finais do séc. XVIII por uma família vinda de Vila Real, de estrato elevado e detentora de importantes cargos de autoridade local e regional, no regime absolutista então vigente, que foi mais tarde adquirida pela família Vilela de Morais.

Casa Vilela
Casa Vilela

Casa da Quinta

É a casa-mãe do conjunto patrimonial, e inclui uma capela, um chalé, um lagar de vinho e armazém, a casa da lenha e anexos, rodeados de vinhas e oliveiras, que desenham uma configuração única.

Local da fundação do morgadio no séc. XVII, aqui terá sido o primeiro aglomerado de Cheires.

Casa da Quinta
Casa da Quinta

Quinta dos Azeredos

Constituída por cerca de sete hectares de vinha e olival, na propriedade está edificada uma antiga habitação de caseiros e lagares de vinho. Está a cerca de dois quilómetros da casa-mãe.

Quinta dos Azeredos
Quinta dos Azeredos

Galeria

Tens idade legal para consumir bebidas alcoólicas?